quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Enquanto isso...


Que frase mais cretinamente irônica. Ouro na cova, isso sim.


Jogos Panamericanos.





É... tá chegando a época de euforia esportiva com aquela atmosfera ridícula de fanatismo.


Eu adoro torcer pelo Brasil, mais em Copa e menos fanática... ou melhor, com tolerância.


De qualquer forma, fanatico ou não, este não é meu tema.


É um momento que corinthianos e palmeirenses vão se unir para torcer pela pátria. Não vão brigar em vão, se matar em vão. Ou vão sim?


A sede dos campeonato multietnico ( isso existe?) é o lindo, mais cheio de graça Rio de Janeiro, que os estrangeiros tanto amam e quem sabe dessa vez aprendem qual é a capital do Brasil mesmo.


Mas será que eles vão vir?





Já to até vendo na CNN, na BCC, e etc porque eu não sou obrigada a saber mais nenhuma emissora de tv de USA or UK. Tá sou sim... se quero ser jornalista e correspondente por aí.


" Rrrrrio De Janeiro, Brazzil´s capitaL, is living a war". Tradução: os estrangeiros não vão vir para o Brasil. E vão tomar com o turismo e umas merdas básicas que investiram para caralho.





O Rio, continua lindo como sempre, aliás, mais... com toda aquela reforma e decoração fashion que as autoridades do tráfico estão fazendo. Style. O Kassab, o Serra e o PCC, ou seja, as autoridades estatais, podiam fazer o mesmo aqui em São Paulo. Não ir ser um luxo? Quem sabe nós, meros mortais paulistas poderíamos nos igualar ao Rio.





Nada contra cariocas e até mesmo o Rio de Janeiro. Lá é bonito sim. Mas tem um glamour exageradissímo. Bonito, Fernando de Noronho, Floripa, as cidades que não são vips, são muito mais bonitas,muito mais. E provavelmente, tem muito menos violência.


Sou paulista de carteirinha. Adoro stress, adoro trânsito, adoro essa merda que São Paulo é.





Só troco minha cidade por Londres ou Veneza. Tudo bem que eu nunca fui pra lá, mas um dia eu vou, quem sabe.





E agora, cadê toda a graça do Rio de Janeiro?


Agora perdeu a graça, né?





Sabe aquela frase que quando as coisas tão na maior merda, mas pode piorá e muito? É a situação da imagem do Brasil. Mas nem to ligando se acham que aqui só tem bandido e bunda.


É verdade mesmo!


Mas foda-se a imagem que o meu país tem por aí.


O que importa é o que está acontecendo aqui. Eu não aguento mais não aguentar mais essa precariedade.


Favelas, gente moreendo de FOME, de fome! É um absurdo! Não ter o que comer... é pq todos os seus outros direito foram negados e ignorados da forma mais hipócrita e cruel. Acho que alguém passar fome enquanto outros têm aquela gosma que é o caviar, um carro blindado e uma conta de motel milionário... ah, vá a merda. Isso é um crime. Maldade mesmo. Qum faz isso vai arder no inferno. é a mesma coisa que uma mãe negar carinho e leite ao recém-nascido.





Eu sei que vc deve tá cansado e careca de saber que falta hospital, escola, blá blá blá... Tem corrupção, violência, e o caraleeeo a 4.


Mas na minha doce e gentil pátria mãe, a cada dia , um morre, e é só mais um João, mais uma Mariana, um tal de Everton, dane-se, nem conhecia mesmo, né? Um a menos. Na China tem tanta gente já.


¬¬


e enquanto isso, um ministro tá trepando numa cama bem confortável com uma prostituta bem cara, uma deputada tá fazendo a unha com Evian ( aquela água françesa que custa 4 reais), um neto de prefeito tá ganhando um playstation 3, mais um ipod.


E eu aqui, sofrendo pra estudar, enquanto a sobrinha do vereador conseguiu entrar estranhamente na faculdade.


Ali um mendigo que eu nem sei o nome, daonde vem, e que se tornou apenas um detalhe na paisagem da cidade, procura no lixo algo para ele almoçar. Enquanto isso, netas, sobrinhas, filhas,amigas, estão chegando na Daslu, estacionando seu Jaguar no estacionamento que elas vão pagar só 40$, depois comprar umas roupinhas de 15 mil e aí tomar um chá de 600$. Mas são quase nove horas, elas estão no quinto sono. Coitadinhas, o dia deles ontem no Iguatemi foi cheio.





E apresnto a vcs, ladies and gentlemen, meu país. o de vcs também deve ter isso. Um pouco só.


mas é apenas o começo.


Porque enquanto o Estado está investindo em entretenimeto para vcs, estrangeiros virem aqui ver os jogos, elas estão desviando dinheiro que podiam investir na USP, no Hospital das Clinicas, no seco nordeste, na fiscalização da Amazônia 9 outro entretenimento de vcs, estrangeiros), e principalmente na segurança do Rio de Janeiro. Ops, não era pra lá que vcs iam?


Vc acha que o trafiacente, a empregada, o comerciante, o executivo, a atriz tem a ver com isso? Aquela sociedade que sofre por causa desta merda que chamam de politicos?


Lógico. Eles que elegeram. Eles que tão aí vendo na Tv mais um zé-ninguém ser baleado. Seja no Rio, em SP, na pqp!


O que será que a sociedade tem que fazer pra tudo isso mudar? Não votar mais? Reclamar ? Fazer protestos e manifestações?


Acho que já deu o tempo. Não adianta mais cobrar dos governates. eles não vão fazer nada. Nada mesmo! Se a sociedade que tá sofrendo, ela que tem que se unir e resolver. E quanto aos politicos, os cafagestes a gente manda preso, sei lá.


Fazer o que eles fazem conosco.


O jeito, é, galera, a gente se unir, fazer a nossa parte, tomar atitudes... pequenas ou grandes... e que se danem os governates...eles não controlam nada. As autoridades aqui no meu país são os traficamntes. eles que estão no poder. E digo mais, eles controlam bem melhor do que qualquer um. É uma pena que tão no comércio de armas e drogas e matam. Mas eles são os únicos que, de quaquer forma, brigam com o Estado. É uma pena também o pq. Mas um dia eles ficam bonzinhos... quando tiverem um emprego decente, um lar decente, uma vida decente, um país decente.


Mas enquanto isso não acontece, o Brasil mergulha fundo no buraco. Literalmente.





É, acho que é só.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

"JORNALISMO é a arte de informar para transformar" Clóvis Rossi


"JORNALISMO é a arte de informar para transformar"

Clóvis Rossi

E iludidos que não sabem que a Esperança já morreu acreditam nesse dogma.




João era seu nome. João morreu e ficou famoso.

Sua fama se deveu a violência.


E assim nasce mais reportagens que aparecem em todos os jornais, revistas, programas e conversas ( e por que não blogs?) que permanecem constantes por uma semana.

Depois, é abafado e só volta na rettrospectiva da Globo, SBT, Record e afins.


Hoje ouvi um deputado dizendo naqueles flashes das reportagens comidas do Jornal Hoje: " Enquanto não morrer um deputado, um ministro, um político... eles não vão fazer nada!"

Olhei seu nome de soslaio: Alberto Braga ou algo assim.

Foi amor a primeira vista. Mas convenhamos que eu não sou a única apaixonada.

Todo mundo SABE disso.

Mas mesmo assim continua naquele lenga-lenga, naquela reclamação sem atitude.

Sempre que acontece essas tragédias, tem mobilização social no Brasil. Durante uma semana. Depois as pessoas se fazem esquecer.

Espera aí! " Sempre que acontece tragédias"? Até parece que isso é uma raridade, não? Todos os dias acontece "tragédias". A obra do metrô, por exemplo, o menino João, os ataques do PCC... tudo tragédia... porque morreu gente... as pessoas fiacram apavoradas, revoltadas. pronto. Depois acabou.

Acabou o pânico... que aparece na Tv.

A violência e a corrupção continuam firmes e fortes. As lágrimas de quem sofre clandestinamente na periferia ainda estão bem molhadas.

E continuam até o fim de nossas vidas. são bem fiéis, sabe.


Não adianta mais se rebelar. Protestar, reclamar. Se a comida tá fria, azar o seu. Se não arruma emprego, azar o seu. Mas por favor, heim, cidadão, não proteste. Ou você quer virar vagabundo?

Convenhamos que passar por um trauma e tanta humilhação, é melhor passar por tudo isso na surdina do que para 20 milhões de telespectadores. É o dobro da humilhação. Vamos ficar aqui com nossa bundinha quentinha no sofá vendo todo mundo se matar. Em casa estaremos a salvo. Estaremos? Sim, se vc tiver uma bazuca e muito dinheiro. Dinheiro é lei. Não sei por que ainda aquele povinho da assembléia não resume a nossa contituição ou pelo menos adiciona uma frase a ela: " Dinheiro é lei. Se vc tem dinheiro, faça o que quiser na República brasileira de zé-ninguém". Aqui é uma terra de oportunidades. Vc pode fazer o que quiser. Venha para cá, americanos tontos.Fiquem milionários. Comece como mendigo e seja promovido a traficante, ou seja, diretor geral dessa merda maravilhosa de desordem e regresso. Aqui vc pode tudo.

Quer matar, roubar, estuprar e não ser preso? Quer brincar com fogo e queimar uns ônibus?

Claro, seu fora da lei, bandido desgraçado, faça o que você quiser no seu parque de diversões.

Os políticos deixam...

Será que eles deixam vc assistir um filme no DVD deles? Usar a esposa deles um pouquinho? andar com o jaguar deles? Pode, pode sim. Desde que vc dê um beijinho na bundinha deles.

E ninguém vai ligar por uma semana, duas, nunquinha. Nunca ligaram. É agora que vão?Ah, francamente, volta pra Terra do Nunca, Peter.


O mundo é pior do que vc imagina. Muito pior. Já fez putarias e orgias. O tempo de Woodstock já passou. Se pensa que há uma chance pra vc de ascensão na vida, vai fazer tratamento, meu caro ninfomaníaco. Tenta outra coisa. Não importam seus talentos e posições. Vai fazer terapia e arruma um modo de fazer dinheiro. Ou vem morar comigo aqui, na minha caverna, bem escondida. Vem pra cá que eu e um pessoal temos um plano infalível de transformar a realidade.

É só infalível porque vendo essa realidade, só conseguimos viver nos sonhos.

Vem pra cá logo antes que vc se contamine. Venha ser jornalista. Venha ser nosso colega. Assim, não morreremos sozinhos.